fbpx
/, Bigode, Lifestyle/Provérbios e ditados com barbas

Provérbios e ditados com barbas

Há muito tempo que os provérbios e ditados populares não “andavam nas bocas do mundo” como nestas últimas semanas.

Tudo isto graças à PETA (People for the Ethical Treatment of Animals), uma ONG Americana que quer que se acabe com expressões idiomáticas que mencionem maus-tratos a animais.
Frases como “matar dois coelhos duma cajadada” ou “muitos anos a virar frangos” têm os dias contados. Até já existem sugestões para substituir esta linguagem “anti-animal” como “pregar dois pregos de uma martelada” ou “muitos anos a virar pimentos”… (Boa sorte com o hálito.)

Assim sendo, decidimos relembrar algumas expressões que vocês podem continuar a usar e abusar sem medo de ofender o vosso gato, cão ou chinchila.
Para tal, fiquem com alguns provérbios e ditados com barbas:

  • Homem barbado, homem honrado” – Esta é fácil de perceber e nós concordamos com a ideia que ela transmite: Tens barba, és uma pessoa “às direitas”, não tens barba… nhé.
    Agora pensa.
  • Pôr as barbas de molho” – Significa “preparar-se, esperar, ter paciência”.
    Todos os barbudos têm de ser pacientes: Quer seja paciência para esperar que a barba cresça ou paciência para aturar as bocas parvas do amigo invejoso. E por falar em amigo invejoso…
  • Essa já tem barbas” – Expressão obrigatória para usar quando esse “amigo” se sai com a clássica “ei terrorista” ou “olha o Bing Láden”.
    Significa: “Já está toda gente cansada das mesmas piadas, depois admiras-te que não tens mulher.” E também se usa para dizer que uma coisa já é muito antiga.
  • Fez barba, cabelo e bigode” – Usa-se quando alguém dá uma “cabazada” à moda antiga. Ninguém fica contente depois de levar uma destas, como bem sabemos.
    A sensação é a mesma quando tentamos “só aparar” e nos distraímos com a máquina ou a lâmina… Não corras riscos, deixa isso para quem sabe e aparece na nossa barbearia.

Nora Barber

  • Dar água pela barba” – Podia ter origem em alguém que estava mergulhado em água até ao pescoço, mas não. Esta expressão baseia-se na proa de um barco, que também pode ser chamada “barba”. É usada para descrever uma situação que, basicamente, é uma trabalheira.
    Diga-se que nunca é muito agradável ter água pela barba (nenhuma delas), a não ser que tenhas o champô certo.
  • Quem aos vinte não barba, aos trinta não casa.” – A minha avó também costuma dizer que, quem não sabe cortar broa com a mão, não pode casar. Deve ir dar ao mesmo.
    Não somos nem contra nem a favor do casamento (muito pelo contrário), mas somos 200% a favor de barba! E de broa! E tendo em conta que toda a gente sabe que ditados populares nunca falham, é bom que pensem nisto se estiverem a pensar casar.
    Ou comer broa.
  • Mesmo nas barbas de alguém” – Com a confiança que só uma barba proporciona, os barbudos dão-se ao luxo de fazer as coisas cara-a-cara, às claras. A isto é chamado “fazer algo nas barbas da outra pessoa”.
    Por exemplo, quando não tens problemas em acabar aquele último whisky mesmo “nas barbas” do porteiro que já te está a tentar meter na rua há 30 minutos.
  • Pessoa de barba rija” – Esta é provavelmente a mais usada das que falámos hoje. Como deves saber, é uma maneira de nos referirmos a alguém forte, corajoso, audaz. Não há nenhuma maneira de usar esta expressão que não seja para dizer bem de alguém. Até quando digo que a minha avó é uma mulher de barba rija, é um elogio! Talvez faça mais sentido se conhecessem a minha avó, mas mesmo assim…
bela barba

(esta não é necessariamente uma foto da minha avó)

O facto de estas expressões fazerem parte do nosso dia-a-dia demonstra que até nas pequenas coisas as barbas fazem grande diferença. Agora imaginem que aquele vosso amigo queria acabar com estas expressões…

A única maneira de permitirmos isso era se trocasse a palavra “BARBA” por “JARDA”.

Por exemplo,“Homem jardado, homem honrado”. Muda um bocado de sentido, mas não soa mal!

…Eu vou só ali acabar de fumar estas “barbas-de-milho”.

By |2018-12-27T22:10:23+00:00Dezembro 27th, 2018|Barba, Bigode, Lifestyle|0 Comments

Leave A Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.